Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Walmart ganha patente para tokenizar rede de compartilhamento de energia com Bitcoin

16/06/2018

há 6 anos

O Walmart, uma das maiores redes varejistas do mundo, vem desenvolvendo diversas soluções em blockchain, como monitoramento da cadeia de suprimentos, armazenamento de dados, combate ao envenenamento de alimentos, entre outros. Recentemente, a empresa ganhou a patente (requerida em dezembro do ano passado) de um serviço de compartilhamento de energia cuja proposta é ajudar os consumidores a gerenciar melhor a energia de seus aparelhos e, eventualmente, compartilhar este poder energético por meio de uma remuneração em criptomoedas.

A patente foi concedida pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO, na sigla em inglês) nesta semana e de acordo com a publicação, o Walmart basicamente promete uma tokenização da energia, na qual “cada unidade de criptomoeda pode representar uma unidade ou uma porção de uma unidade de energia”.

Assim, os consumidores podem utilizar um DLT e construir uma rede de dispositivos consumidores de energia. Por meio desta rede, seria possível atribuir a cada dispositivo uma quantidade definida de Bitcoin ou outra criptomoeda (que seria usada como “medida” de kilowatts), esta alocação em criptomoedas poderia ser usada para comprar energia durante um período de faturamento definido, como um mês.

Caso um dispositivo individual excedesse sua alocação de criptomoeda, outro dispositivo na rede poderia compartilhar seus fundos com o primeiro dispositivo para garantir que continuasse a funcionar durante o período determinado. No entanto, como mostra a agência de notícias internacional CCN, essas transações – que seriam registradas em um ledger distribuído – também demonstrariam aos proprietários de dispositivos que um determinado dispositivo está consumindo mais energia do que deveria.

Da mesma forma, se uma rede individual usar menos do que seu consumo de energia alocado, ela poderá ser estruturada para compartilhá-la com outra rede, as redes também podem ser configuradas para vender o excesso de criptomoeda alocada ou transferi-la para o próximo período de faturamento.

Embora a empresa tenha ganhado o direito de patente, ainda não está claro como efetivamente funcionaria o sistema junto às distribuidoras de energia e como seria sua implementação para os consumidores. O Walmart não é a primeira empresa a projetar um sistema que utiliza tecnologia de criptomoeda para gerenciar a eficiência de uma rede elétrica. A startup Power Ledger, com sede na Austrália, está construindo uma plataforma que permite aos usuários comprar e vender eletricidade solar em tempo real.


Fonte: Cripto Moedas Fácil | Clipping por LDSOFT

  • Sobre o autorPotencializar o Universo Jurídico através da Inovação Tecnológica
  • Publicações56
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações740
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/walmart-ganha-patente-para-tokenizar-rede-de-compartilhamento-de-energia-com-bitcoin/590683785

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pode desenhar?

Não entendi a metade do artigo... continuar lendo

Há que compreender o Blockchain e seus usos, é um uso relativamente novo de tecnologia relativamente antiga, permite formar uma série de entradas (como um livro razão/ledger) e provar de forma matemática que não houve alterações, mas daí se expande em permitir que estes dados sejam gestionados de forma distribuída mas ainda mantendo a segurança matemática contra fraude. Os usos mais fortes estão no setor bancário (FinTech) para transferência de valores, seguros (InsureTech) para garantir propriedade do bem segurado e Supply Chain para controlar a origem e qualidade de produtos.
Aí vai um video explicativo bom para começar a entrar nessa nova página da economia mundial: https://www.youtube.com/watch?v=44L0-E0MD1c continuar lendo